O que seria a Medicina Preventiva da Engenharia Civil?
Esse é um termo usado para exemplificar dentro da Engenharia Civil que nossas estruturas também necessitam de cuidados para a sua durabilidade. Pois, assim como na Medicina existe o intuito de curar doenças, e a prevenção significa evitar que algo venha acontecer, na Engenharia Civil esse termo aplica-se no contexto de prevenir que acidentes estruturais, o que fatalmente trará consequências para o usuário e toda uma sociedade.
Mas de que forma pode ser aplicada?
A atuação preventiva em edificações pode ser realizada através inspeções prediais, inspeções de manutenção de prédios públicos e privados, com o foco principal em manter a “saúde” das obras e prevenir acidentes. Com o uso das técnica e ações preventivas, descobrem-se as verdadeiras condições de edifício, fazendo literalmente um raio-x de sua parte de instalações, coberturas, bases estruturais, etc.
Quem pode atuar com ações de prevenção de uma edificação?
Qualquer profissional habilitado em engenharia e arquitetura que tenha conhecimento em engenharia diagnóstica e vasta experiência em manifestações patológicas em estruturas e sistemas construtivos.
A Edificação precisa de Ações Preventivas para sua Durabilidade
Então quando saber exatamente que a edificação precisa de ações preventivas?
Antes de qualquer iniciativa de manutenção é necessário um diagnóstico de um profissional.
Conforme abordado (Conceito, 2011) na medicina, o termo diagnóstico é usado para o ato de determinar a origem e razões de uma doença, através da observação dos sintomas apresentados pelo paciente. E na Engenharia não é diferente, a a visão passa ser humano para uma edificação.
A engenharia diagnóstica é organizada em atividades progressivas de investigação, e são conhecidas como ferramentas. A metodologia da engenharia diagnóstica é dividida em cinco etapas, que são usadas de acordo com a progressão dos trabalhos diagnósticos, são elas: Vistorias, Inspeção, Auditoria, Perícia e Consultoria
E é através da engenharia diagnóstica que definimos as intervenções técnicas que garantirão o desempenho e a durabilidade das edificações.