Anomalias endógenas – É possível prevenir?
As anomalias endógenas, são anomalias mais comuns, e são ocasionadas por falhas construtivas, sendo ocasionadas por diversas origens, são elas:
- no escritório no desenvolvimento do projeto, em desobediência às normas técnicas;
- no canteiro de obras, devido à falta de supervisão;
- ainda no canteiro de obras, com o emprego de mão-de-obra despreparada;
- na execução, no uso de produtos não certificados;
- ainda no processo executivo, a inexistência de metodologia para execução dos serviços.
Por este motivo, a responsabilidade sobre esta anomalia recai quase sempre no empreendedor/construtor, esteja o imóvel em garantia ou não.
Para que essas anomalias não ocorram é necessário um estudo preliminar eficiente, de projetos concisos e consolidados, ou seja, embasados em normas técnicas, corpo técnico e de liderança alinhado e qualificado, além é claro de padrões operacionais definidos e equipe treinada.
Entretanto, a ocorrência de anomalias endógenas é devida, basicamente, ao processo de produção. Em pesquisas, notamos que no Brasil, as principais causas das patologias estão relacionadas à execução. Que de fato vem de frente aos problemas sócio-econômicos, que provocam baixa qualidade técnica dos colaboradores operacionais. Áté mesmo a equipe técnica possuem índices de qualificação profissional baixo. Sendo assim, reflete, de imediato na etapa de execução.
A revista digital AEC Web tem um artigo sobre patologia do concreto bastante interessante, caso você tenha o interesse, clique aqui para ter acesso ao artigo.
Como prevenir da ocorrência de Anomalias Endógenas?
Contudo que foi mencionado acima fica claro que, infelizmente, os nossos padrões construtivos e processos estão precários. Porém, a única forma de prevenção é a atuação ativa em todos os processos, mas como?
- Auditorias no processo de elaboração do projeto.
- Metodologia de padrões operacionais com base na qualidade construtiva.
- Treinamentos exclusivos para corpo técnico, equipe de liderança e suprimentos.
Então pergunto:
Como você acompanha o processo de elaboração do projeto do seu empreendimento? Qual é o seu posicionamento quanto às normas de desempenho? O seu corpo técnico, que está de frente aos projetos, é uma equipe atenta à atualização da norma? Todos os projetos do seu empreendimento são devidamente realizados, acompanhados e entregues aos responsáveis pela execução? Projeto de impermeabilização? Projeto de fachada? E o playground?
Posso fazer mais algumas perguntinhas?
Como é feito o controle de qualidade na sua obra? Sim, o controle de aquisição, qualificação dos fornecedores, aplicação de materiais, o processo de execução, etc.
Quem faz esse controle para você construtor? Você com certeza tem uma equipe responsável por essa seara na sua empresa, você claro, está tendo acesso à todos os relatórios, mas a ocorrências estão sendo devidas, quais estão sendo suas tratativas? Sua equipe está sendo auditada periodicamente?
Só mais uma pergunta… prometo!
Sobre a qualificação técnica da sua equipe de execução – como você qualifica seus colaboradores?
Os padrões operacionais são uma excelente ferramenta para qualificação da sua equipe. Os colaboradores precisam ser treinados nos padrões, saberem o que de fato estão fazendo e porque estão fazendo. Tornar a atividade clara, e não automática. Essa ferramenta é m muito utilizada em construções industriais.
Padrões operacionais, nada mais são do que procedimentos operacionais, que são documentos que descrevem passo a passo a execução da tarefa diminuindo assim os desvios no resultado. Como na construção civil temos um grande numero de serviços repetitivos é possível desenvolver e implantar procedimentos padronizados atendendo as normas da serie ISO 9000 e assim implantando os sistemas de gestão de qualidade internos permitindo às empresas atingir lugar de destaque no mercado.
As boas práticas evitam anomalias construtivas
Por isso, exercer boas práticas na construção civil é impedir danos construtivos, é a certeza de ter um cliente satisfeito, saber que seu empreendimento será referência, além de evitar processos judiciais que podem ocorrer, caso essas anomalias sejam evidenciadas no período de garantia do empreendimento.
Agora como o IELSULF pode te ajudar?
Possuímos metodologias e ferramentas específicas para cada processo. Você empreendedor, construtor, incorporador que está preocupado com as possíveis anomalias que possam ocorrer no seu empreendimento, não deixe de entrar em contato conosco temos um programa para sanar e evitar problemas, inclusive os futuros!