Acidente Estrutural – Nov/2019 Colapso total de Marquise em SP
Faremos um breve relato das últimas ocorrências do acidente estrutural amplamente divulgado na mídia, que infelizmente levou à óbito um rapaz de 17 anos em São Paulo, de acordo com as pesquisas realizadas até o nov/2020.
Há um ano atrás, no dia 14 de Novembro de 2019, a marquise do Condomínio Edifício Vila América, construído a cerca de 40 anos na Rua Bela Cintra, região central de São Paulo, desabou de forma repentina.
Especialistas apontaram que a queda aconteceu por cisalhamento – quando a laje desaba por completo. Na grande maioria dos casos essa ocorrência é proveniente da presença de infiltrações na estrutura, surgindo o processo de oxidação da ferragem.
As análises realizadas no elemento estrutural executadas por engenheiros e especialistas em recuperação estrutural afirmaram que a ferragem exposta seria adequada para uma laje com revestimento entre 2,5 cm e 3 cm. Enquanto a marquise aparentava ter cerca de 10 cm de espessura de argamassa.
Para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência dos fatos a primeira pessoa a ser procurada foi o sindico. Este, informou que a marquise estava bem mantida e não haviam correlatos que levasse a crer na queda da estrutura.
O sindico, prevenido e responsável, entregou para a polícia um laudo de inspeção e também prestou depoimento afirmando que uma empresa foi contratada para realizar a análise estrutural do imóvel em Junho/2019. Segundo informações na época, o engenheiro teria atestado que o edifício estava em boas condições, porém alguns reparos foram solicitados.
Eis a pergunta, que até o presente momento em nossas pesquisas não conseguimos identificar: “esses reparos foram executados”
Importante salientar e deixar bem claro por aqui, que marquises são elementos estruturais capciosos, e que infelizmente não avisam que vão à ruptura. Por se tratar de uma estrutura isostática e estão em balanço.
E justamente por serem isostáticas requer cuidados especiais sendo alvo de maior atenção, pois qualquer falha no seu elemento de apoio (engaste) pode trazer ao colapso.
As marquises são elementos estruturais de um conjunto estrutural delicado, requer muita atenção, desde o projeto, a execução e o uso. São estruturas cujo colapso se dá de maneira repentina, com poucos avisos. Desta forma, demandam atenção especial.
Um ponto importante e muita das vezes negligenciado por projetista é a existência de armadura negativa posicionada na face superior da peça estrutural. E outra parte que chama a atenção é do engaste, na parte superior da laje, pois é nesse ponto que existe uma maior tração.
Além de se uma região pouco visível, é onde fatalmente ocorrerão fissuras, porta de entrada para evolução de manifestação patológica na estrutura e sem chamar a atenção pode provocar um grave acidente..
Acredita-se que o desabamento da marquise do Vila América tenha ocorrido por sobrepeso, já que a marquise sofreu uma reforma do piso que trouxe uma carga excessiva que não estava calculada. Sem também descartar a hipótese de infiltração.